Depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS é antecipado para segunda (23)

Dono do banco Master será ouvido antes de sessão prevista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

Vorcaro em depoimento à PF

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), antecipou para a próxima segunda-feira, às 16h, o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, dono do banco Master. Inicialmente, a oitiva estava marcada para o dia 26.

Com a alteração, Vorcaro deve falar primeiro à CPMI antes de comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde também é aguardado para prestar esclarecimentos sobre a atuação do banco. No caso da CPMI, o foco do depoimento será a relação do Master com operações de crédito consignado envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social.

Questionado pela reportagem sobre a antecipação, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que preside a CAE, afirmou que vê articulação política na decisão. “O centrão deve ter manobrado. Está feliz com o noticiário”, disse.

Leia também

A defesa do empresário já sinalizou que a participação na comissão mista deve ficar restrita aos contratos ligados aos consignados. Já na CAE, a expectativa é de que o debate seja mais amplo e trate dos negócios do banco que culminaram no processo de liquidação da instituição financeira.

Vorcaro é investigado pela CPMI depois de ser alvo de questionamentos sobre acordos firmados entre o banco Master e o INSS. Como o empresário está sob monitoramento judicial, a realização de alguns depoimentos no Congresso depende de autorizações específicas do Supremo Tribunal Federal.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...