UPAs do Rio registram cinco atendimentos por hora devido ao calor durante o Carnaval

Ao longo do Carnaval, as 27 UPAs do estado registraram 27.433 atendimentos em geral, um aumento de 2,05% em comparação com a folia de 2025

Segundo a SES-RJ, os atendimentos mais frequentes ocorreram nas UPAs de Realengo, Botafogo e Irajá.

Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apontou que, durante o período de Carnaval, a cada hora, ao menos cinco pessoas chegavam às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual apresentando sintomas relacionados ao calor.

Entre os mais comuns estão dor de cabeça, tontura, náuseas, pulso acelerado, temperatura corporal elevada, distúrbios visuais, confusão mental, taquicardia, desidratação, insolação e desequilíbrio hidroeletrolítico — condição em que se perde uma quantidade significativa de líquidos corporais.

Leia também

Entre sexta-feira (18) e terça-feira (17), 647 pacientes procuraram as UPAs estaduais apresentando algum desses sintomas.

Segundo a SES-RJ, os atendimentos mais frequentes ocorreram nas unidades de Realengo, Botafogo e Irajá.

Ao longo do Carnaval, as 27 UPAs registraram 27.433 atendimentos, um aumento de 2,05% em comparação com a folia de 2025.

Além do calor, uma das principais queixas dos pacientes foram dores em geral e gastroenterite.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...