Escola que homenageou Lula e foi rebaixada rebate: ‘A arte não é para os covardes’

A agremiação, que levou para a Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, obteve a pior nota durante a apuração

O rebaixamento foi comemorado por adversários de Lula, incluindo filhos do ex-presidente Bolsonaro.

A Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula (PT) no samba-enredo, publicou nas redes sociais uma imagem com a frase: “A arte não é para os covardes”, após o rebaixamento para a Série Ouro.

A agremiação, que levou para a Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, obteve a pior nota durante a apuração do Grupo Especial nesta quarta-feira (18), sendo penalizada em praticamente todos os quesitos. Apenas a categoria samba-enredo recebeu a nota máxima.

Na publicação, além de afirmar que a comunidade “foi gigante”, a agremiação também escreveu na legenda: “Quanto vale entrar para a história?”.

Leia também

Desde que anunciou o presidente Lula como homenageado, a escola tem sido alvo de ataques e ações na Justiça Eleitoral. Opositores do petista acreditam que a representação dele e de adversários políticos no desfile, como os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB), configuram “propaganda eleitoral antecipada”, o que é proibido em ano de eleição.

o Os ataques, segundo o comunicado, vieram de setores conservadores e também de “gestores do Carnaval carioca”, com “tentativa de interferência direta” na autonomia artística, incluindo pedidos para a mudança de enredo.

O rebaixamento foi comemorado por adversários de Lula, incluindo filhos do ex-presidente, que o retrataram como um “palhaço” na agremiação.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) escreveu nas redes sociais que “Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o país, seja para um samba-enredo”.

Outro filho de Bolsonaro, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC), afirmou que o desfile da Acadêmicos de Niterói “desagradou a maioria”. “Na prática, propaganda antecipada com maquiagem de evento cultural”, publicou.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também ironizou o rebaixamento da escola, afirmando tratar-se da “primeira derrota do PT”.

É campeã!

A grande campeã do Carnaval do Rio foi a Unidos do Viradouro, com o enredo “Pra cima, Ciça”, uma homenagem à trajetória de Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...