Ao mesmo tempo que a Quarta-feira de Cinzas (18) marca o fim do Carnaval, a data também é sinônimo de apuração dos votos do desfile do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro. A Beija-Flor de Nilópolis é a atual campeã.
A partir das 15h50, o público pode acompanhar a definição da escola campeã por diferentes plataformas. O evento será transmitido pela TV Globo e pelo Globoplay - que terá sinal gratuito mesmo para não assinantes.
Nove critérios foram avaliados pelos jurados na Sapucaí nos últimos três dias: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.
A apuração das notas seguirá uma ordem sorteada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e cada quesito conta com quatro julgadores, sendo que a menor nota de cada categoria é descartada automaticamente no somatório final.
A contagem dos pontos acontece na Cidade do Samba, com a presença de uma comissão de dirigentes da Liesa e da Riotur - eles são responsáveis por abrir os malotes com os cadernos de julgamento, conferir as notas e conduzir todo o processo da apuração até a definição da campeã.
Leia mais:
Carnaval de São Paulo 2026: Mocidade Alegre é a campeã do Grupo Especial; veja Carnaval no Rio: Sabrina Sato celebra 15 anos de Vila Isabel e fala sobre pertencimento Carnaval no RJ: veja os famosos que estiveram nos camarotes da Sapucaí
Mas, antes do anúncio oficial das notas por quesito, a comissão divulga as penalidades, que podem subtrair décimos das escolas. Nesta etapa, os critérios avaliados são:
- Cronometragem;
- Concentração;
- Dispersão;
- Direção artística;
- Obrigações previstas no regulamento.
Após a leitura dessas penalidades é que se inicia a abertura dos envelopes com as notas dos jurados para os nove critérios de avaliação. Cada quesito conta com seis jurados, mas apenas as notas de quatro deles são sorteadas para a apuração. As notas variam de 9 a 10 pontos, com possibilidade decimais, como 9,1 ou 9,8.
Depois da leitura de todos os quesitos e a aplicação dos critérios de desempate, caso necessário, a comissão anuncia a classificação final e a escola campeã do Carnaval 2026.
Mudanças na apuração do Carnaval 2026 do RJ
Neste ano, as 12 escolas de samba que compõem a elite do Carnaval do Rio aprovaram algumas mudanças na apuração. A composição do corpo de jurados mudou, cada quesito contou com seis avaliadores, em vez de quatro, somando 54 jurados no total.
Porém, nesta quarta-feira (18), um sorteio foi realizado para a escolha dos 36 avaliadores que terão as notas abertas durante a apuração, mantendo o mesmo número de avaliação válidas dos anos anteriores.
Os 54 jurados foram distribuídos em quatro módulos:
- No começo da Avenida, no setor 3;
- No meio, nos setores 6 e 7;
- No fim da passarela, no setor 10.
Foi a primeira vez que os avaliadores foram distribuídos em duas cabines, uma de frente para outra. Além disso, se tornou obrigatória a justificativa técnica para todas as notas atribuídas pelos jurados, inclusive as notas máximas.
Escolas que compõem Grupo Especial
É o segundo ano em que o Grupo Especial - composto por 12 escolas de samba - foi dividido para desfilar em três dias:
Domingo (15/2):
- Acadêmicos de Niterói;
- Imperatriz Leopoldinense;
- Portela;
- Estação Primeira de Mangueira.
Segunda-feira (16/2):
- Mocidade Independente de Padre Miguel;
- Beija-Flor de Nilópolis;
- Unidos do Viradouro;
- Unidos da Tijuca.
Terça-feira (17/2):
- Paraíso do Tuiuti;
- Unidos de Vila Isabel;
- Acadêmicos do Grande Rio;
- Salgueiro.