A
Na liderança de títulos, ainda está a Portela, com 22 conquistas. A Mangueira aparece logo atrás, com 20 títulos. As duas, inclusive, se destacam desde o século passado. Os desfiles no Rio começaram em 1932, justamente com o título da Mangueira e o vice-campeonato da Portela.
No século XXI, o grande destaque do ranking fica com a Beija-Flor que, com o bom desempenho dos últimos anos, já soma 15 conquistas no total. Outras escolas tradicionais também aparecem na lista, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano têm 9 títulos cada.
Confira a lista completa
1. Portela — 22
2. Estação Primeira de Mangueira — 20
3. Beija-Flor de Nilópolis — 15
4. Acadêmicos do Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense — 9
7. Mocidade Independente de Padre Miguel — 6
8. Unidos da Tijuca e Unidos do Viradouro — 4
10. Unidos de Vila Isabel — 3
11. Unidos da Capela — 2
12. Acadêmicos do Grande Rio, Estácio de Sá, Prazer da Serrinha, Recreio de Ramos e Vizinha Faladeira — 1
Leia mais
Quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro? Acompanhe a apuração das escolas Enquete Carnaval 2026: qual foi a melhor escola de samba do Rio de Janeiro? Carnaval no Rio de Janeiro: veja fotos das musas que passaram pela Marquês de Sapucaí Veja imagens do desfile da Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval do Rio
Juliana Paes
A estrela, que estava afastada do posto de rainha há quase duas décadas, aceitou o convite com uma missão nobre: participar da homenagem em vida ao lendário Mestre Ciça, enredo da agremiação este ano. O resultado não poderia ser outro: notas máximas e o grito de "é campeã" ecoando de Niterói para o mundo.
Logo após a leitura das notas, Juliana Paes não conteve as lágrimas. Em entrevista à TV Globo, a atriz destacou que a vitória é, acima de tudo, um reconhecimento à trajetória de Ciça.
“Depois de tanto tempo levar o campeonato pro Mestre... por isso estamos tão emocionados! O Ciça é a humildade em pessoa, ele é a imagem do povo!”, declarou a rainha, visivelmente comovida com o resultado.
Após 17 anos, Juliana Paes retoma posto de rainha
Desfiles
Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial foram divididos em três noites. Com início no domingo, dia 15 de fevereiro, e encerramento na terça (17), as 12 agremiações passaram pela Marquês de Sapucaí, quatro por dia. A ordem das apresentações foi definida por sorteio, realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).