Quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro? Acompanhe a apuração das escolas

Ao todo, 12 escolas de samba desfilaram entre domingo (15) e terça-feira (17) na Marques de Sapucaí

Direto da Cidade do samba no Rio de Janeiro, leitura das notas do carnaval começa às 15h45

O Rio de Janeiro vai conhecer nesta quarta-feira de Cinzas (18) a escola campeã do Carnaval 2026. Acompanhe a apuração que acontece nesta tarde na Cidade do Samba. A leitura das notas do carnaval está prevista para começar às 15h45.

Ao todo, 12 escolas de samba desfilaram entre domingo (15) e terça-feira (17) e são avaliadas em nove quesitos, por quatro jurados.

Ao final de cada requisito, a matéria será atualizada com o ranking das escolas de samba cariocas.

Acadêmicos de Niterói e Portela sofreram penalidades por problemas na dispersão. As duas serão multadas, mas não perderão pontos. Viradouro e Beija-Flor também serão multadas por excesso de camisetas.

Comissão de frente e bateria serão as duas primeiras avaliações a serem lidas. Neste ano, samba-enredo foi sorteado como critério de desempate e pode ser decisivo na definição final da escola campeã.

Veja notas:

  • Nota 10 em Comissão de Frente: Beija-Flor, Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro e Grande Rio.

Às 16H24: Beija-Flor, Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro e Grande Rio dividem o 1° lugar com 30 pontos

  • Nota 10 em Bateria: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Tuiuti, Beija-Flor, Viradouro, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro.

Às 16H31: Beija-Flor, Viradouro, Unidos de Vila Isabel e Salgueiro dividem o 1° lugar com 60 pontos.

  • Nota 10 em Mestre-sala e Porta-Bandeira: Portela, Beija-Flor, Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.

Às 16H38: Beija-Flor, Viradouro, Unidos de Vila Isabel e Salgueiro dividem o 1° lugar com 90 pontos.

  • Nota 10 em Alegoria e Adereços: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Viradouro, Unidos de Vila Isabel.

Às 16H44: Viradouro e Unidos de Vila Isabel e dividem o 1° lugar com 120 pontos.

  • Nota 10 em Harmonia: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Beija-Flor, Viradouro, Salgueiro.

Às 16H52: Viradouro assume o 1° lugar com 150 pontos.

  • Nota 10 em Fantasias: Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor, Mangueira, Unidos de Vila Isabel, Viradouro, Salgueiro.

Às 16H59: Viradouro lidera com 180 pontos.

  • Nota 10 em Enredo: Imperatriz Leopoldinense, Portela, Beija-Flor, Unidos de Vila Isabel, Viradouro, Salgueiro.

Às 17H06: Viradouro lidera com 210 pontos.

  • Nota 10 na Evolução: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Beija-Flor, Unidos da Tijuca, Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro.

Às 17H: Viradouro lidera com 240 pontos.

  • Nota 10 em Samba-Enredo:

Escolas de samba

Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial foram divididos em três noites. Com início no domingo, dia 15 de fevereiro, e encerramento na terça (17), as 12 agremiações passaram pela Marquês de Sapucaí, quatro por dia. A ordem das apresentações foi definida por sorteio, realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Domingo (15 de fevereiro):

  • 22h: Acadêmicos de Niterói
  • 23h30: Imperatriz Leopoldinense
  • 1h: Portela
  • 2h30: Estação Primeira de Mangueira

Segunda-feira (16 de fevereiro):

  • 22h: Mocidade Independente de Padre Miguel
  • 23h30: Beija-Flor de Nilópolis
  • 1h: Unidos do Viradouro
  • 2h30: Unidos da Tijuca

Terça-feira (17 de fevereiro):

  • 22h: Paraíso do Tuiuti
  • 23h30: Unidos de Vila Isabel
  • 1h: Acadêmicos do Grande Rio
  • 2h30: Acadêmicos do Salgueiro
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...