Ouvindo...

Megaoperação no Rio: Defensoria estuda pedir federalização das apurações

Defensoria federal pode assumir atendimento às famílias

Moradores do Complexo do Alemão, no Rio, relatam intenso tiroteio na região.

A Defensoria Pública da União (DPU) acompanha nesta quinta-feira (30) a perícia nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A reportagem da Itatiaia em Brasília apurou que a DPU pode pedir a federalização do caso.

A Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, coordena a comitiva enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio de Janeiro, nesta quinta, e visita o Instituto Médico Legal (IML), as comunidades e a Assembleia Legislativa do Estado.

Parentes dos mortos reclamam que houve abuso por parte das forças de segurança na operação mais letal da história do Rio. Para garantir o atendimento a população local, a defensoria federal podera pedir para assumir as defesas.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.