Ouvindo...

Lula recebe podcast evangélico no Alvorada e reforça diálogo com a fé e as políticas sociais

Em edição especial do podcast Papo de Crente, presidente e primeira-dama abriram as portas do Alvorada para dialogar com evangélicos sobre fé, inclusão social e políticas públicas voltadas às famílias de baixa renda

Presidente Lula participa do podcast Papo de Crente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja receberam, nesta sexta-feira (19), os apresentadores do programa Papo de Crente, Pastor Marco Davi e Eulália Lemos, para uma gravação inédita no Palácio da Alvorada. O encontro, iniciado com uma oração, reuniu fé, política e debates sobre as ações do governo voltadas à população de baixa renda.

Janja abriu a conversa destacando sua aproximação com mulheres evangélicas das periferias. Segundo ela, o objetivo é compreender como as políticas públicas impactam diretamente a vida dessas famílias. “A gente não está falando de religião, mas de como essas políticas atingem as mulheres, sobretudo negras e periféricas”, disse.

Leia também

Questionado sobre a relação entre governo e religião, Lula reafirmou a neutralidade do Estado e o respeito à fé. “Eu não faço política tentando dividir a sociedade por religião. Não importa qual seja a fé, o que importa é que é brasileiro e eu tenho que cuidar”, afirmou. O presidente citou leis sancionadas em seus mandatos que fortaleceram a liberdade religiosa, como a segurança jurídica às igrejas (2003) e a oficialização da Marcha para Jesus (2009).

Na pauta social, Lula e Janja ressaltaram a importância das cozinhas comunitárias e do recém-lançado programa Gás do Povo, que vai beneficiar quase 17 milhões de famílias do Cadastro Único com gás gratuito. O presidente também destacou subsídios na conta de luz e investimentos em inclusão social. “Não tem milagre. Tem compromisso político. Já investimos cerca de 400 bilhões de reais em inclusão”, disse, lembrando que o Brasil voltou a sair do Mapa da Fome em 2025.

A educação foi outro ponto enfatizado. Lula citou o programa Pé de Meia, que transfere mensalmente R$ 200 para 4 milhões de jovens até a conclusão do ensino médio, além do Prouni e da política de cotas. “O milagre do Prouni foi tirar meninos pobres da periferia e fazer doutores”, resumiu.

Sobre igualdade de gênero, o presidente reforçou a lei que garante equiparação salarial entre homens e mulheres. “Se não houver fiscalização e engajamento político, não resolvemos o problema do Brasil”, alertou.

No encerramento, Lula fez um apelo à juventude para que participe da vida pública. “A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta. Então entre na política, jovem. O político honesto é você”, disse. O programa terminou com uma bênção e a canção Deus cuida de mim, entoada por Janja e Eulália, em um gesto simbólico de fé e esperança.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.