Ouvindo...

Lula liga Roraima ao sistema elétrico nacional e manda recado a Trump

Petista brincou com o fato do Texas ser isolado do sistema elétrico dos EUA e sugeriu ao líder republicano que conheça o modelo brasileiro

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (esq.), e o presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (10) do início do processo de integração de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), único estado do país que ainda não estava conectado à rede. Durante o evento, realizado em Brasília, o petista fez várias menções ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mencionar que nem os Estados Unidos têm o sistema nacional completamente interligado, já que o Texas está isolado, Lula provocou o líder republicano.

“Ao invés do Trump ficar brigando com a gente, ele poderia vir aqui conhecer o nosso sistema interligado. Ele ia perceber que ia ser muito melhor para os Estados Unidos do que ficar brigando com a gente, que não quer brigar”, afirmou. A declaração vem um dia após a Casa Branca sinalizar para um possível uso de militares pelo presidente americano caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja condenado por tentativa de golpe Estado.

Leia também

Depois, Lula pediu que o painel com o sistema elétrico nacional interligado seja mostrado para representantes de países que vierem à COP 30, a Conferência das Nações Unidas para o Clima, que será realizada em Belém, em novembro, como uma forma de demonstrar que a energia do Brasil é limpa.

“Se o Trump vier [para a COP], nós vamos ter que levar isso aqui para ele ver e comparar com o painel americano. Para ele saber que nós acreditamos em nós, que nós somos um país soberano e nós somos donos do nosso nariz. Essa é a demonstração da competência brasileira em todas as áreas”, disse o presidente.

A incorporação de Roraima ao sistema elétrico nacional se deu por meio da linha de Transmissão Manaus-Boa Vista, que recebeu investimento de R$ 2,6 bilhões de reais em aproximadamente 725 km de extensão.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.