A
Entre os atuais integrantes, Cármen Lúcia em 2006 e Dias Toffoli em 2009 foram indicações de Lula em seus dois primeiros mandatos. Já Cristiano Zanin e Flávio Dino chegaram à corte apontados pelo petista já em sua terceira passagem no comando do governo federal.
Barroso
Além dos quatro ministros indicados por Lula que atualmente compõem o STF, outros quatro nomes foram apontados pelo petista e já deixaram o cargo. São eles: Carlos Ayres Britto, em 2003; Cezar Peluso,também em 2003; Eros Grau, em 2004; e Ricardo Lewandowski, em 2006.
Quem indicou os demais ministros?
Gilmar Mendes, o decano do STF, foi indicado por Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 2002, último ano do tucano na Presidência da República. Luiz Fux e Edson Fachin foram indicados por Dilma Rousseff (PT) em 2011 e 2015, respectivamente.
Como um ministro do STF é indicado?
De acordo com a Constituição Federal, os ministros do STF
Após a indicação presidencial, o aspirante a ministro do STF passa por uma sabatina preliminar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Uma vez avaliado, o nome passa por escrutínio do plenário da Casa e os senadores decidem, em voto secreto, por sua aprovação ou rejeição.