Ouvindo...

Lewandowski diz que Lula definirá novo nome para o STF após retorno da viagem à Itália

Entre os cotados para a vaga de Barroso estão Jorge Messias, Bruno Dantas, Maria Elizabeth Rocha e Rodrigo Pacheco

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu presidente Lula em solenidade de abertura do ano Judiciário

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta sexta-feira (10) que a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) será feita após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da viagem à Itália. O presidente embarca neste sábado (11) para Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO, e deve retornar ao Brasil na segunda-feira (13).

“Essas decisões têm que ser rápidas, mas bem ponderadas. O presidente tem o tempo dele. Ele tem uma viagem marcada para o exterior, e creio que, na volta, isso deve ser decidido”, declarou Lewandowski durante um evento com empresários em Belém (PA).

A vaga foi aberta após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar sua aposentadoria antecipada na última quinta-feira (8). Aos 67 anos, ele poderia permanecer na Corte até os 75, mas decidiu antecipar sua saída. Barroso encerrou, no fim de setembro, seu período à frente da presidência do Supremo, agora ocupada pelo ministro Edson Fachin.

Leia também

Entre os principais cotados para assumir a vaga estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, considerado o favorito; o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e a presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.