Ouvindo...

Macaé Evaristo comenta possibilidade de concorrer ao Governo de Minas pelo PT

Em Ribeirão das Neves, ministra dos Direitos Humanos falou sobre as opções do PT para o caso de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não entrar na disputa

A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT-MG) falou sobre a possibilidade de ser escolhida pelo nome do Partido dos Trabalhadores na disputa pelo Governo de Minas em 2026. Durante agenda em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (11), ela se disse à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ministra integra a lista de nomes cotados dentro do partido caso o postulante favorito de Lula, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não tope entrar na disputa. Ao ser questionada pela Itatiaia sobre a chance de concorrer ao Executivo Estadual, Macaé agradeceu a lembrança feita pela deputada estadual Leninha, presidente do partido em Minas, mas tergiversou ao citar seu foco nas ações realizadas pela pasta de Direitos Humanos.

“É uma generosidade da nossa presidenta estadual, mas é muito importante também a gente compreender que eu estou no Partido dos Trabalhadores, tenho uma trajetória importante na gestão e eu estou à disposição do presidente Lula. Nesse momento, estou focada no Ministério dos Direitos Humanos, trabalhando muito, olhando bastante para Minas Gerais, mas também cuidando do Brasil”, afirmou a ministra.

Em entrevista à reportagem no início deste mês, Leninha citou algumas opções ‘puro-sangue’ para disputar o governo estadual. Além de Macaé, foram lembrados o deputado federal Reginaldo Lopes e a prefeita de Contagem, Marília Campos.

Pacheco é, a mais de um ano, o nome que Lula aventa publicamente como o candidato ideal para ter um apoio petista nas eleições de 2026. O senador, no entanto, nunca se manifestou de forma explícita como um pré-candidato.

A aposentadoria precoce de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) deixa o cenário ainda mais nebuloso para o PT mineiro. Pacheco é um dos postulantes ao cargo na Corte, o que inviabilizaria sua candidatura nas eleições gerais do próximo ano.

Macaé Evaristo esteve na Grande BH na manhã deste sábado para uma ação da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A Ouvidoria Itinerante em Ribeirão das Neves ofereceu serviços públicos essenciais aos moradores da região.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.