Ouvindo...

Lula deve ter primeiro encontro oficial com Damião como prefeito de BH na sexta (29)

O presidente irá a Contagem, na Grande BH, durante a manhã, e à tarde seguirá para Montes Claros, no Norte de Minas

O presidente encontrou com o então prefeito Fuad Noman e com o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião, em novembro de 2024.

O presidente Lula (PT) vai aproveitar a visita à Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (29) para “conhecer” o prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil). O encontro entre os dois, no entanto, já aconteceu em 2024, mas na ocasião, Damião ainda não era chefe do Executivo municipal, mas sim vice-prefeito eleito.

Em novembro do ano passado, após o segundo turno das eleições, o então prefeito, Fuad Noman (PSD), foi até Brasília para se encontrar com o presidente. Na ocasião, Fuad, acompanhado do vice-prefeito eleito, Damião, entregou à Lula um “amuleto” usado durante a campanha: um suspensório, peça presente ao longo do período eleitoral.

Na reunião, que contou com a presença de ministros do Governo Federal, Fuad agradeceu pelo apoio do presidente na campanha à reeleição e também pelas parcerias com a PBH. Conforme apurado pela Itatiaia, Lula teria dito ao prefeito que os projetos da cidade seriam acolhidos pelo governo federal.

Leia também

Quando o prefeito Fuad morreu, em 26 de março deste ano, Lula estava cumprindo uma agenda em Hanói, no Vietnã. Nas redes sociais, o presidente se manifestou dizendo que esteve ao lado do prefeito “na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira”. O presidente e a primeira-dama Janja mandaram uma coroa de flores para o velório.

Desde então, apesar de Lula ter vindo, em outras oportunidades, para Minas Gerais e Damião ter ido para Brasília, os dois não se encontraram novamente.

Na última segunda-feira (25), o prefeito, em entrevista coletiva, afirmou que o presidente será “muito bem-vindo” se vier à Belo Horizonte. Damião revelou que, quando encontrar com Lula, vai agradecer pessoalmente pela municipalização do Anel Rodoviário e assinar o compromisso “com os cem ônibus elétricos”, repassados pelo governo federal. “O que ele precisar em BH, nós estaremos aqui esperando por ele”, declarou.

Em Contagem, Lula vai se encontrar com a prefeita do município, Marília Campos (PT), na parte da manhã. Na parte da tarde, o presidente segue para um evento em Montes Claros.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.