O presidente
Lula (PT) vai aproveitar a visita à Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (29) para “conhecer” o prefeito da capital mineira,
Álvaro Damião (União Brasil). O encontro entre os dois, no entanto, já aconteceu em 2024, mas na ocasião, Damião ainda não era chefe do Executivo municipal, mas sim vice-prefeito eleito.
Em novembro do ano passado, após o segundo turno das eleições,
o então prefeito, Fuad Noman (PSD), foi até Brasília para se encontrar com o presidente. Na ocasião, Fuad, acompanhado do vice-prefeito eleito, Damião, entregou à Lula um “amuleto” usado durante a campanha: um
suspensório, peça presente ao longo do período eleitoral.
Na reunião, que contou com a presença de ministros do Governo Federal, Fuad agradeceu pelo apoio do presidente na campanha à reeleição e também pelas parcerias com a PBH. Conforme apurado pela Itatiaia, Lula teria dito ao prefeito que os projetos da cidade seriam acolhidos pelo governo federal.
Quando o
prefeito Fuad morreu, em 26 de março deste ano,
Lula estava cumprindo uma agenda em Hanói, no Vietnã. Nas redes sociais, o
presidente se manifestou dizendo que esteve ao lado do prefeito “na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira”.
O presidente e a primeira-dama Janja mandaram uma coroa de flores para o velório.
Desde então, apesar de Lula ter vindo, em outras oportunidades, para Minas Gerais e Damião ter ido para Brasília, os dois não se encontraram novamente.
Na última segunda-feira (25), o prefeito, em entrevista coletiva, afirmou que o presidente será “muito bem-vindo” se vier à Belo Horizonte. Damião revelou que, quando encontrar com Lula, vai agradecer pessoalmente pela
municipalização do Anel Rodoviário e assinar o compromisso “com os cem ônibus elétricos”, repassados pelo governo federal. “O que ele precisar em BH, nós estaremos aqui esperando por ele”, declarou.
Em Contagem, Lula vai se encontrar com a prefeita do município,
Marília Campos (PT), na parte da manhã. Na parte da tarde, o presidente segue para um evento em Montes Claros.