O presidente Lula (PT) enviou uma coroa de flores para o
velório do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que será velado na tarde desta quinta-feira (27) no prédio da prefeitura no Centro da capital mineira.
No texto, Lula chama Fuad de “querido amigo”, quem descreve como um homem "íntegro e defensor da democracia”.
O
presidente e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, estão em agenda internacional em Hanói, capital do Vietnã e, por isso, não puderam estar presentes na cerimônia.
Na noite de quarta-feira (26), através das redes sociais, o
presidente escreveu que recebeu a notícia do falecimento do prefeito com “muita tristeza”. De acordo com ele, Fuad foi uma figura importante na “vitória da democracia sobre o autoritarismo” nas eleições de 2022, quando
Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e também em Belo Horizonte, quando o prefeito
derrotou Bruno Engler (PL) no segundo turno.
“
Sua partida representa uma perda para as mineiras e mineiros, mas também para todo o serviço público brasileiro ao qual dedicou a sua vida, sua inteligência e sua experiência”.
— disse Lula.
Ele ainda mandou condolências e desejou conforto aos familiares e amigos do prefeito.
Fuad morre aos 77 anos
O
prefeito Fuad Noman morreu às 11h27 de quarta-feira (27). Ele estava internado no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de BH, desde o dia 3 de janeiro, em que deu entrada com um quadro de insuficiência respiratória aguda.
Essa foi a quarta internação de Fuad desde novembro de 2024.
Na noite de terça-feira (25), o prefeito teve uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado pela equipe médica.
Com a morte de Fuad, o
vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assume a prefeitura de forma definitiva.