Ouvindo...

Lula comenta agenda de Janja na ONU: ‘Mais intensa que a minha’

Presidente disse que a esposa não cumpre papel exclusivo de primeira-dama e listou a agenda cumprida por Janja em Nova York

Lula e Janja durante viagem para a Assembleia Geral da ONU

Na entrevista coletiva para o balanço sobre a participação do Brasil na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou seu pronunciamento falando sobre a agenda da primeira-dama Janja em Nova York.

Ao abrir sua fala nesta quarta-feira (24), Lula ressaltou que sua esposa cumpriu um papel que excede às funções simbólicas de uma primeira-dama e listou os compromissos da esposa durante a passagem pelos Estados Unidos.

“Eu não sei quantas vezes as mulheres vieram com o marido para ter só o papel de primeira-dama. A Janja veio para cá para ter uma agenda, acho, mais intensa que a minha”, disse. Ele emendou a fala com uma lista de mais de uma dezena de eventos que incluíram um encontro com a vice-secretária geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, e com grupos de preparação para a COP 30, a ser realizada em Belém em novembro.

Ao terminar a fala sobre a agenda de Janja, Lula disse: “Graças a Deus, agora ela está livre para me acompanhar de volta ao Brasil”. A fala foi recebida com risadas pela plateia.Janja é um dos alvos preferenciais de opositores ao Governo Lula. A participação ativa da primeira-dama durante os compromissos presidenciais na ONU entrou na pauta de ataques de parlamentares, em especial os alinhados ao bolsonarismo.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.