Ouvindo...

Lula anuncia pacote de R$ 30 bilhões para setores afetados por tarifa dos EUA

O anúncio será feito em cerimônia no Palácio do Planalto e contará com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre

Proposta foi apresentada a Lula pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta, nesta quarta-feira (13), um plano de contingência para apoiar setores da economia impactados pelo aumento de tarifas de exportação para os Estados Unidos. O anúncio será feito em cerimônia no Palácio do Planalto - evento que contará com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Batizado de MP Brasil Soberano, a medida provisória prevê R$ 30 bilhões em crédito para empresas, aumento das compras governamentais de produtos que perderem mercado externo e exigência de conteúdo nacional em mercadorias produzidas no país.

Em entrevista a BandNews FM na última terça-feira (12). Lula adiantou que as linhas de crédito terão foco em pequenas empresas e exportadores de itens como tilápia, frutas e mel. A liberação será feita por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil, e do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia também

Outra medida em estudo é a compra de mercadorias que não forem exportadas, utilizando programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Produtos adquiridos poderiam abastecer, por exemplo, escolas públicas.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio