Com apoio da Família Aro, grupo político ligado ao secretário de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro (PP), o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), pretende disputar as eleições do ano que vem para o cargo de deputado estadual. A informação foi confirmada pelo parlamentar à Itatiaia nesta terça-feira (14).
Lopes está à frente da Prefeitura de Belo Horizonte desde a semana passada devido a uma viagem de Álvaro Damião (União Brasil) à China. Durante o período, o parlamentar vem cumprindo várias agendas públicas, inclusive com a presença de secretários municipais e deputados federais.
Juliano chegou à cadeira de presidente da Câmara no início deste ano, após uma intensa disputa com o líder de governo da prefeitura, Bruno Miranda (PDT), que, à época, representava o ex-prefeito da capital, Fuad Noman, e apresentou a candidatura de última hora.
Ele conseguiu 23 votos contra 18 do adversário, que foi amplamente apoiado pela esquerda e por parlamentares ligados ao ex-chefe do Executivo.
Antes de assumir a presidência da Casa, Lopes foi vice-presidente na gestão de Gabriel Azevedo (MDB). Havia, inicialmente, um acordo para que, no primeiro ano, Azevedo cumprisse o mandato, e, no segundo, Lopes assumisse o cargo.
Contudo, o trato foi desfeito e Gabriel se manteve como o chefe do Legislativo durante todo o período. Juliano chegou a acusar o ex-parlamentar de “traição”.
Perfil
Juliano Lopes Lobato nasceu em 1972 e sempre morou na Região do Barreiro. Formado em Educação Física, em licenciatura plena e bacharel, é pós-graduado em Gestão Pública de Projetos Sociais.
É presidente da Comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e é ex-árbitro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em 2007, criou o projeto Academia Móvel, que oferece aulas gratuitas de reforço muscular, alongamento e dança, em 10 espaços públicos da cidade, com orientação de profissionais especializados.
O vereador foi reeleito em 2024 com 9.328 votos para seu quarto mandato na Câmara Municipal.