Ouvindo...

Governo prepara pacote para amenizar impacto de tarifaço dos EUA

Medidas devem incluir crédito, facilitação de comércio e desonerações pontuais, enquanto Brasil tenta negociar fim da disputa tarifária com Washington

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo federal anunciará, nesta quarta (13), um conjunto de ações para apoiar exportadores brasileiros prejudicados pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos.

O pacote busca conter os efeitos do tarifaço de 50% anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre diversos produtos nacionais, entre eles aço, alumínio, etanol e itens agrícolas. Segundo Haddad, a estratégia é dar fôlego ao setor até que haja um acordo diplomático para encerrar a disputa comercial.

Leia também

“O presidente pretendia assinar hoje, mas optou por anunciar amanhã, com todos os valores e processos detalhados”, disse o ministro.

As medidas estão sendo formuladas em conjunto pela Fazenda, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pelo Itamaraty. Devem contemplar linhas de crédito, facilitação de operações comerciais e, possivelmente, desonerações específicas.

O aumento tarifário foi oficializado em julho e acendeu o alerta entre empresários brasileiros, que temem perder espaço no mercado norte-americano e ver o volume de exportações cair.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.