Ouvindo...

Vídeo: Dino corrige advogado de Bolsonaro sobre ‘ministro do exército’ em julgamento

Celso Sanchez Vilardi, que representa Jair Bolsonaro, se confundiu ao falar sobre atuações de ministro da defesa em julgamento da suposta trama golpista

Advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Celso Sanchez Vilardi, durante a apresentação de sua defesa no STF

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Sanchez Vilardi, cometeu uma gafe durante a apresentação de sua defesa no segundo dia do julgamento, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), do chamado Núcleo 1 da suposta trama golpista. Ele foi questionado pelo ministro da Primeira Turma, Flávio Dino, e se corrigiu.

No momento em que falava sobre uma possível reunião entre Bolsonaro, o Ministério da Defesa e chefes das forças armadas para discutir o que chamou de “medidas constitucionais”, o advogado fez a confusão.

Leia também

Veja o diálogo:

Vilardi: “O presidente disse, como disseram o ministro do Exército e o Brigadeiro, chefe de aeronáutica e chefe do exército, que houve uma conversa no dia 7/12”.
Dino: “Fiquei em dúvida: vossa excelência alude o tempo todo a ‘ministro do exército’. Como este ministério não existe, está falando de quem exatamente?’
Vilardi: “Perdão, estou falando do chefe do exército”.
Dino: “O Freire Gomes?”
Vilardi: “Freire Gomes. Perdão. O ministro da Defesa, Vossa Excelência tem razão. Estou falando do chefe do Exército, do chefe da Aeronáutica”.

Vídeo:

Vilardi segue dizendo que “o chefe da aeronáutica não estava porque ele viaja em novembro e ele não estava em dezembro. Então houve uma reunião do ministro da defesa com o chefe do exército”.

Por fim, o advogado diz que Bolsonaro afirma que Bolsonaro, em depoimento, discutiu sobre medidas constitucionais sobre a decretação de Estado de Sítio ou GLO - a Garantia da Lei e Ordem - após sua derrota nas eleições. “Não era cabível e não foi feito. Daí a se dizer que houve modificação de minuta, isso não aconteceu, é palavra do delator”.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.