Ouvindo...

Inspirado no Smart Sampa, Damião vai lançar sistema de câmeras ‘Muralha BH’ na segunda-feira

Nessa quinta-feira (2), São Paulo alcançou a marca de duas mil prisões de foragidos da Justiça com ajuda das câmeras inteligentes

Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião vai trazer sistema inovador de segurança pública para a capital

Inspirado no programa de vigilância Smart Sampa, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), vai lançar na segunda-feira (6) o “Muralha BH”, um dos mais modernos sistemas de videomonitoramento da América Latina. As informações foram apuradas com exclusividade pela Itatiaia.

Reunindo as imagens de 40 mil câmeras espalhadas pela capital paulista em um sistema integrado de inteligência artificial, o Smart Sampa alcançou nessa quinta-feira (2) a marca de dois mil foragidos da justiça recapturados desde que o sistema foi instalado em novembro do ano passado.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz que a tecnologia representa reforço importante para a segurança pública ao lado da ação da Polícia Militar.

“Essas prisões, 2.000 pessoas sem dar um tiro, demonstram que a tecnologia é a ferramenta mais ideal para a gente poder somar a presença do policial e combater a criminalidade. É porque realmente é de fundamental importância para a população que deseja mais tranquilidade, deseja poder trabalhar e transitar com segurança”, afirmou.

Na última quinta-feira, o sistema Smart Sampa localizou Sunny Okoro que estava andando tranquilamente pelas ruas do centro de São Paulo. O sul-africano é condenado por tráfico internacional de drogas com seis mandados de prisão em aberto. Após ser reconhecido pelas câmeras inteligentes, o homem, que estava foragido da Justiça, foi preso.

Sistema Smart Sampa já ajudou a prender mais de 2 mil criminosos

No dia 15 de setembro, as câmeras também identificaram o rosto de um homem, de 59 anos, que circulava pela região da rua 25 de março, um dos pontos mais movimentados de São Paulo. O homem é condenado por estupro e era procurado pela justiça. O sistema emitiu um alerta ao identificar em meio da multidão o homem que ainda tem sete anos de pena para cumprir em regime fechado. Após ser reconhecido pelo sistema, ele foi preso pela Guarda Civil Metropolitana.

O sistema de videomonitoramento de São Paulo também ajudou a Polícia a identificar os suspeitos de matar Vitor Medrado. O ciclista foi assassinado durante um roubo na zona oeste da capital em fevereiro deste ano. As câmeras rastrearam a placa adulterada da moto utilizada no crime e auxiliaram na localização dos envolvidos no crime.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, destaca as mudanças registradas na capital paulista desde a instalação do sistema de videomonitoramento, que integra em um único sistema as imagens de 20.000 câmeras da iniciativa privada e outras 20 mil da prefeitura.

“A cidade de São Paulo tem queda significativa em todos os indicativos criminais, roubo de carro, furto de carro, roubo de pessoas, furto de pessoas. Então, prova que o programa Smart Sampa se consolida pelos seus resultados”, pontua.

Além dos foragidos, o sistema ainda ajudou em 3.245 prisões em flagrante e na localização de 90 desaparecidos.

Após visitar o Smart Sampa ao lado do prefeito Ricardo Nunes, o prefeito Álvaro Damião, ao lado de integrantes do escalão da prefeitura, está há cerca de quatro meses estudando o sistema paulista.

“São Paulo é case para o Brasil inteiro. A gente percebe isso com muita tranquilidade, são muitas as cobranças na capital dos mineiros, muita gente falando, tem que trazer o Smart Sampa para cá, tem que fazer isso aqui e a gente tem que ter toda humildade para poder reconhecer o que está sendo feito em outra parte do país que está dando certo que a gente pode copiar, não tem problema nenhum em fazer isso”, defende.

Na capital mineira, o programa inteligente de videomonitoramento será chamado de Muralha BH. Os detalhes sobre investimentos, operação e implantação serão apresentados na próxima segunda-feira (06).

Com colaboração de Adriana de Luca, da CNN Brasil, em São Paulo

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.