Imprensa internacional repercute fim do processo e pena de Bolsonaro

Prisão de Bolsonaro foi destaque em jornais nos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Portugal; ex-presidente vai cumprir 27 anos de prisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ex-presidente vai cumprir a pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe na superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília

O fim do processo que analisou o plano de golpe de Estado e o início do cumprimento de pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiram na imprensa internacional. A sentença de Bolsonaro foi destaque em jornais nos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Portugal.

O ex-presidente vai cumprir a pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe na superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. O início da pena foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, nesta terça-feira (25).

Leia também

O jornal britânico The Guardian divulgou o início do cumprimento de 27 anos de prisão por conspiração para golpe de Estado. “Ex-presidente começará a cumprir pena em quarto de 12 metros quadrados em delegacia de polícia em Brasília após expirar o prazo para recursos”, noticiou o tabloide.

O jornal argentino Clarín também noticiou a sentença. Além da pena de 27 anos, o tabloide falou sobre o pedido de Jair Bolsonaro para que o Congresso vote por uma anistia para os condenados por golpe de Estado no Brasil. O Clarín também citou o episódio do rompimento da tornozeleira que culminou na prisão preventiva no sábado (23).

Outro jornal que repercutiu a pena de Bolsonaro foi o Público, de Portugal. “Alexandre de Moraes deu como encerrado o caso da condenação do ex-Presidente, depois de esgotado o prazo para a apresentação de recursos técnicos pela defesa”, noticiou o portal.

O The New York Times também noticiou o início do cumprimento de pena do Bolsonaro.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...