Jair Bolsonaro: imprensa internacional repercute prisão do ex-presidente

Jornais de vários países destacam a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã deste sábado (22)

Ex-presidente Jair Bolsonaro

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada neste sábado (22), em Brasília, ganhou destaque imediato em veículos internacionais.

Jornais como The Washington Post, nos Estados Unidos, e La Nación, na Argentina, estamparam a notícia em suas capas. O Washington Post publicou: “O ex-presidente do Brasil, Bolsonaro, foi preso sob alegações de conspiração para fuga”.

Agências como Ansa, da Itália, e AP News, dos Estados Unidos, também divulgaram a informação. No Chile, o jornal La Tercera destacou a prisão. No Paraguai, o ABC Color noticiou o caso, assim como o francês Le Monde.

A imprensa internacional vinha acompanhando o clima político no Brasil nos últimos dias. O jornal britânico The Guardian lembrou que crescia a expectativa pela possível prisão de Bolsonaro e citou a indignação de aliados diante da chance de ele ser enviado à penitenciária da Papuda.

A Associated Press destacou que é incomum o ministro Alexandre de Moraes determinar prisões aos sábados, “a não ser quando há riscos de segurança envolvidos”.

Bolsonaro preso neste sábado (22)

Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República, foi alvo de uma medida cautelar drástica na manhã deste sábado (22), tendo sua prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal (PF). A detenção, que marca uma escalada inédita no cenário político-jurídico nacional, ocorreu por volta das 6h, na residência do ex-chefe do Executivo.

Fontes ligadas à investigação confirmaram que a principal motivação para a solicitação da prisão preventiva foi a necessidade de garantir a ordem pública e a segurança institucional.

A Polícia Federal argumentou, em sua petição ao STF, que um chamado público feito na véspera (sexta-feira, 21) representou um risco de segurança imediato e inaceitável. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado publicamente uma vigília em frente à residência do pai.

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...