Bolsonaro começa a cumprir pena pelo golpe na superintendência da PF, em Brasília

Também começaram a cumprir penas o ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno

Ex-presidente já está preso desde sábado (22)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai cumprir a pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe na superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O inicio da pena foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, nesta terça-feira (25), após o trânsito em julgado da ação penal.

Também começaram a cumprir penas o ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno. Os dois foram encaminhados para o Comando Militar, em Brasília, no início da tarde desta terça-feira.

Os militares da reserva fazem parte do núcleo crucial da tentativa de golpe, junto ao ex-presidente, que foi considerado o líder de uma organização criminosa que tentou abolir o Estado Democrático de Direito. Heleno recebeu 21 anos de prisão, enquanto Paulo Sérgio, 19 anos.

Condenação

O Supremo Tribunal Federal condenou Jair Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes. Votaram a favor da condenação os ministros Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, Cármen Lúcia, Flávio Dino e o relator, Alexandre de Moraes.

O único divergente foi Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro de todas as acusações e condenou apenas Mauro Cid e Braga Netto por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Em relação aos demais, o ministro também escolheu a absolvição. Fux preferiu não se manifestar na fixação da pena.

Fux decidiu condenar apenas Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os crimes são:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e ameaça grave;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Veja a lista dos réus condenados no núcleo 1 da tentativa de golpe:

  • Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses de prisão.
  • Mauro Cid: 2 anos de prisão em regime aberto.
  • Walter Braga Netto: 26 anos de prisão e 100 dias-multa.
  • Alexandre Ramagem: 16 anos e 1 mês de prisão, 50 dias-multa e perda do mandato.
  • Almir Garnier: 24 anos de prisão e 100 dias-multa.
  • Anderson Torres: 24 anos de prisão e 100 dias-multa.
  • Augusto Heleno: 21 anos de prisão e 84 dias-multa.
  • Paulo Sérgio Nogueira: 19 anos de prisão e 84 dias-multa.
Leia também

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...