Ouvindo...

Haddad diz que governo estuda financiamento da tarifa zero no transporte público

Segundo o ministro da Fazenda, o presidente Lula pediu uma radiografia do setor para mapear viabilidade da proposta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista ao programa ‘Bom dia, Ministro’, da EBC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (7) que o governo iniciou estudos sobre uma proposta de tarifa zero no transporte público nacional, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nesse momento, nós estamos fazendo uma radiografia do setor a pedido do presidente. É uma radiografia. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor”, declarou o chefe da equipe econômica em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, da EBC.

Segundo ele, a análise inclui dados como o custo do setor, qual o valor dos subsídios injetados pelo poder público e o custo para os trabalhadores. Diante desse mapeamento, a Fazenda pretende analisar a viabilidade para uma proposta de zerar as tarifas do transporte.

“Nós vamos perseverar nesse estudo para apresentar uma radiografia do setor e nós verificarmos quais são as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte”, pontuou.

Na última sexta-feira (3), a Câmara Municipal de Belo Horizonte rejeitou um projeto de lei que visava a adoção da gratuidade nos ônibus da capital mineira. Embora o texto tenha sido derrubado pelos vereadores, o presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), disse à Itatiaia que a PBH segue pleiteando um aporte federal para financiar o transporte municipal.

A proposta já foi levada pelo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), ao presidente Lula.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.