Ouvindo...

Avaliando possível aposentadoria no STF, Barroso desembarca em BH nesta quarta-feira (8)

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso afirmou que está analisando se deixa sua cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF)

Ministro Luís Roberto Barroso

Em meio às especulações sobre uma possível aposentadoria antecipada no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso participa, nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, de Congresso de Direito Administrativo.

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), contará também com a participação do ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União.

Barroso vai falar sobre o tema ‘Constituição e Direito Administrativo: Transformações e Novos Desafios’, enquanto o assunto de Anastasia será ‘Perspectivas atuais do Controle Externo no Brasil’.

‘Fim de ciclo’

Na segunda-feira (6), Barroso foi homenageado pelo Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça, em Salvador, e fez um discurso indicando que pode deixar sua cadeira no STF. O ministro deixou a presidência do Supremo no final do mês passado, vaga ocupada desde então por Edson Fachin.

“Eu comecei a minha carreira no Supremo aqui (na Bahia), e de certa forma estou terminando a minha carreira no Supremo aqui também”, afirmou Barroso. “A vida é feita de muitos ciclos e a gente deve saber bem a hora de entrar e a hora de sair”, acrescentou o ministro.

Após seu discurso, ele foi questionado se já tinha tomado uma decisão sobre seu futuro e afirmou que ainda está avaliando “da melhor forma possível”.

Tabuleiro eleitoral em MG

A decisão de Barroso pode afetar diretamente a corrida eleitoral pelo governo de Minas Gerais em 2026. Isso porque o senador Rodrigo Pacheco (PSD) é um dos nomes cotados para a vaga no Supremo e já demonstrou desejo de assumir uma cadeira no tribunal.

Pacheco foi elogiado por outros ministros do STF e mantém boas relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai decidir quem será indicado, caso surja a nova vaga. Outros nomes ligados ao governo petista, no entanto, também são cotados para a vaga, como o do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.