Ouvindo...

Ministro da Educação não descarta instalação de outro IF em BH

O prefeito da capital, Álvaro Damião, pediu publicamente ao governo federal a instalação de outra unidade, além do campus Barreiro, no Aglomerado da Serra

Ministro Camilo Santana durante a abertura da 5º Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que Belo Horizonte pode receber um novo campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O pedido partiu do prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), que, em agenda com o presidente Lula, solicitou que uma nova unidade fosse instalada no Aglomerado da Serra.

Em Brasília, durante a abertura da 5º Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Camilo afirmou que só em São Paulo, há doze IFs espalhadas pela capital paulista e que BH “comporta sim” mais um campus, além da unidade que será construída na região do Barreiro. “Estamos discutindo isso, claro, estamos tentando cumprir essa meta dos novos 100 [IFs], mas a ideia do presidente [Lula] é chegar aos mil campus de institutos federais”.

Questionado pela Itatiaia sobre a possibilidade de diálogo com o prefeito Damião, Camilo respondeu que o ministério da Educação está aberto à negociações.

“Em julho de 2024, o presidente anunciou a construção de 100 novos campi de IFs em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com as novas unidades, o Brasil terá 782 instituições, que oferecem do ensino técnico e médio até pós-graduações de forma gratuita. A ideia do presidente é alcançar a meta de mil instituições até o fim do mandato, em 2026", afirmou o ministro.

Sonho do IF no Barreiro

Em julho deste ano, a prefeitura enviou à Câmara Municipal de BH (CMBH) um projeto para viabilizar a instalação de um campus do IFMG no Barreiro. Em agosto, o texto foi aprovado em definitivo.

Embora se trate de uma instituição federal, a prefeitura é a dona do terreno que será usado pela União para a construção da unidade de ensino.

Este será o primeiro instituto federal instalado em Belo Horizonte. Com a unidade no Barreiro, a capital mineira terá, ao total, três unidades de educação profissional federal — ao lado do Coltec-MG, escola técnica da Universidade Federal de Minas (UFMG), e do Cefet-MG.

Leia também

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.