Ouvindo...

Zema visita estação do metrô Novo Eldorado e anuncia início da operação para janeiro

Sete mil passageiros devem usar, por dia, a estação Novo Eldorado do metrô. A plataforma é a 20ª estação e compõe a Linha 1, que passa a ter 21km de extensão

Governador Romeu Zema visitou as obras na nova estação Novo Eldorado do metrô

O governador Romeu Zema (Novo) visitou, na manhã desta terça-feira (7), as obras da estação Novo Eldorado, em Contagem, que faz parte da Linha 1 do Metrô BH, e anunciou que o trecho deve começar a receber passageiros em janeiro de 2026.

A expectativa é que a inauguração do novo trecho da Linha 1, que passará a ter 20 estações, beneficie cerca de 7 mil pessoas.

“Estou encantado com essa obra aqui. Dá para ver tudo novo, muito bem construído, com muita tecnologia para atender o usuário da melhor forma possível. Fica o meu reconhecimento à concessionária Metrô BH pelo trabalho sendo executado dentro do cronograma. Em janeiro ela já deve estar recebendo passageiros. Isso é parte de um projeto maior, da ampliação da Linha 1 e da implantação a Linha 2”, afirmou Zema.

A estação Novo Eldorado fica 1,6 quilômetro de distância da estação Eldorado, que hoje é a última da Linha 1. A superintendente do contrato da concessão da Metrô BH, Letícia Torres, afirmou que, em horário de pico, a previsão é que a estação receba mais de 4 mil pessoas.

“Os estudos apontam o número de 4,2 mil usuários na hora de pico. Nossos cálculos foram para atender o triplo deste número. Estamos falando de 12 mil pessoas, com extensão até o Novo Eldorado”, explicou.

Estudo sobre ampliação até Viaduto Beatriz

A prefeitura de Contagem busca a ampliação da Linha 1 até o Viaduto Beatriz, o que levaria a Linha 1 até a Avenida João César de Oliveira, importante via da Região Metropolitana de BH.

Uma análise aprofundada sobre a possível extensão, no entanto, ainda não tem prazo para ser concluída. A expectativa da concessionária era conseguir cerca de R$ 1 bilhão para a nova obra.

Durante visita à Contagem em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu o recurso e anunciou a nova estação para o metrô.

O anúncio atenderia uma pedido da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e do governador Romeu Zema, mas a modalidade de liberação pode ser um entrave.

Sem prazos definidos

Segundo o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, o dinheiro foi colocado à disposição mediante empréstimo por banco público, que ainda não está definido, e deve ser via Caixa, Banco do Brasil ou BNDES. A expectativa era por recursos diretos do caixa da União.

“Tivemos a sinalização do governo federal sobre uma linha de crédito. O pleito original do estado junto com a prefeitura de Contagem era por recursos do PAC, do orçamento geral da União. Veio a aprovação de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão, o que demanda uma complexa análise para montar essa operação financeira”, explicou Pedro Bruno.

“Nós estamos em fase de estudo, mas sem dúvida a intenção do estado é continuar com a expansão do metrô. Esse estudo (para extensão até o Viaduto Beatriz), creio que leva um tempo, não consigo te precisar um prazo agora para a conclusão desses estudos”, avalia o secretário de Infraestrutura.

Leia também

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.