Ouvindo...

Tecnologia e sustentabilidade marcam a 5ª Semana Nacional de Educação Profissional

Ao todo, serão 63 instituições públicas de todo o país irão apresentar 400 projetos, desenvolvidos pelos estudantes e professores

Minas Gerais será representado por mais de quarenta projetos.

Institutos federais e escolas técnicas públicas de todo o Brasil irão participar, a partir desta terça-feira (7), da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Ao todo, 63 instituições estarão presentes, com a exposição de 400 projetos.

Todos os trabalhos apresentados no evento — que, nesta edição, tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança” — foram desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos, em salas de aula e laboratórios das instituições.

Os projetos foram selecionados a partir de um edital publicado pelo próprio MEC, em agosto. No chamado público, as próprias instituições ficaram responsáveis por inscrever os projetos para a seleção.

As propostas precisavam envolver a apresentação de produtos, protótipos e processos inovadores, com resultados que partissem do ensino técnico ou de pesquisas de extensão científica.

Leia também

De Minas Gerais, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do estado (IFMG), o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) e outras escolas públicas estaduais levarão mais de quarenta projetos para exposição — trabalhos que abordam desde sustentabilidade e preservação do meio ambiente até sistemas de robótica.

Neste ano, a edição acontece juntamente com o Festival Internacional Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no estádio Mané Garrincha.

Além de palestras, os inscritos poderão assistir a shows gratuitos de nomes como Olodum, nesta terça-feira, às 18h; Nando Reis, na quarta-feira (8); Vanessa da Mata, na quinta-feira (9); MC Hariel, na sexta-feira (10); e Jorge Aragão, no encerramento, no sábado (11).

A abertura, nesta terça-feira, contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana (PT); do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB).

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.