O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), avaliou que a
“Foi uma conversa boa, descontraída, proveitosa, longa, foram 30 minutos. Nós estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha, o win-win. O ganha-ganha nessa relação com investimentos recíprocos e equacionamento da questão tarifária”, declarou o vice-presidente a jornalistas após a ligação.
Leia também:
Em rede social, Trump elogia conversa com Lula e prevê 'ótima relação’ entre Brasil e EUA Conversa cordial e sem citações a Bolsonaro marca primeiro contato entre Lula e Trump Lula e Trump trocam telefones e ‘driblam’ bloqueio imposto por Eduardo Bolsonaro
Alckmin foi um dos que participaram da conversa ao lado de Lula no Palácio da Alvorada. Também estavam presentes na sala os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), além do assessor especial da Presidência Celso Amorim.
Na ligação, o petista pediu ao republicano o fim da sobretaxa de 50% sobre os produtos nacionais e das sanções americanas contra autoridades brasileiras. Os dois também acertaram se encontrar pessoalmente para avançar nas negociações.