O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta segunda-feira (6) a conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação na rede social Truth Social, o republicano afirmou que o telefonema foi “muito bom” e que o diálogo tratou principalmente de economia e comércio entre os dois países.
“Conversamos sobre muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da ligação — nossos países farão muito bem juntos!”, escreveu Trump em sua rede social, em inglês.
Oficialmente, a Casa Branca ainda não se pronunciou sobre a ligação entre Lula e Trump.
O telefonema, de cerca de 30 minutos, foi o primeiro contato direto oficial entre Lula e Trump desde que o governo americano impôs sobretaxas sobre produtos brasileiros. Segundo fontes ouvidas pela Itatiaia, o diálogo foi amistoso, sem menções a temas políticos sensíveis, como a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante a conversa, Lula pediu a retirada das sobretaxas e o fim das sanções impostas a autoridades brasileiras. O petista também propôs um encontro presencial, que deve ser avaliado pelas equipes dos dois governos.
De acordo com interlocutores do Planalto, os líderes trocaram contatos pessoais ao fim da ligação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira acompanharam a conversa do lado brasileiro.