O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte,
A ausência provocou comentários, já que, segundo o convite, Dom Walmor presidiria a ordenação. A coluna apurou que o arcebispo está se recuperando de uma infiltração que fez na coluna no início do mês.
Em outubro de 2023, Dom Walmor passou por uma
Segundo a arquidiocese, o nome dele constava no convite porque este é preparado antes do procedimento.
Sem antecipação de renúncia
O episódio gerou rumores internos sobre uma possível renúncia antecipada do arcebispo por questões de saúde. A hipótese é descartada pelas fontes ouvidas, em reserva, pela coluna.
Segundo a apuração, o arcebispo retoma as celebrações em breve e se mantém dedicado e empolgado com a realização da 7ª Assembleia do Reino de Deus — que está em andamento — e com a entrega da Catedral Cristo Rei, projeto idealizado por ele.
Dom Walmor tem 73 anos e, aos 75, todo arcebispo é obrigado a enviar uma carta de renúncia para
Cristo Rei
O
Em caso de substituição antecipada, teria que ser nomeado um bispo coadjutor. Atualmente, há um na cidade de Oliveira, no centro-oeste mineiro. Faltando dois anos para o tempo regulamentar de permanência no cargo, não há cotados para a vaga de Dom Walmor, pelo menos nenhum que tenha se habilitado a comentar.
A arquidiocese tem seis bispos auxiliares: Dom Nivaldo Ferreira, Dom Júlio César Moreira, Dom Joel Maria dos Santos, Dom Edmar José da Silva, Dom José Otacio Guedes e Dom Evandro Campos Maria.
Apesar das especulações, fontes ouvidas pela coluna afirmaram que não há qualquer previsão de uma saída antecipada.