Com a nomeação do
Papa Leão XIV como o 267º pontífice nesta quinta-feira (8), entidades do mundo todo reagiram à notícia. O arcebispo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Dom Walmor, aponta que a escolha de Robert Francis Prevost - nome de batismo do novo papa - é motivo de esperança.
“Deus dá à igreja os pastores que ela precisa. Eu tenho a certeza de que o Espírito Santo inspirou o
colégio cardinalício para esta escolha”, comenta o religioso.
Para Dom Walmor, a escolha do nome Leão XIV mostra que o novo papa está comprometido com áreas no horizonte social, cultural e evangelizador. O arcebispo aponta que o fato do novo pontífice ser americano e ter experiência na América Latina e na Europa é um bom sinal.
“Isso indica caminhos muito promissores para ajudar o mundo a se
abrir ao amor de Deus, ao diálogo, uma política internacional que considera o bem de todos, a importância da do acolhimento aos migrantes, a importância da justiça social, do meio ambiente e cuidado com a casa comum”, diz Dom Walmor.
“A nossa Arquidiocese de Belo Horizonte acolhe com júbilo a notícia da eleição do novo Papa. Vamos receber essa notícia sempre mais com alegria, orantes e em comunhão com ele, com o caminho que ele nos indicar, faremos assim uma comunhão profunda, fecundando a nossa participação e vivendo como uma igreja sinodal”, finaliza o arcebispo.