Ouvindo...

Leão XIV: artistas e celebridades celebram escolha do novo papa

Cardeal Robert Francis Prevost se tornou o primeiro papa norte-americano da história

Papa Leão XIV, primeiro papa norte-americano

Milhões de fiéis assistiram a tão esperada fumaça branca sair da Capela Sistina, no início da tarde desta quinta-feira (8), indicando a escolha de um novo papa. Um tempo depois, o Vaticano anunciou o nome do chefe maior da Igreja Católica e as redes sociais se movimentaram com o nome de Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV.

Entre as reação, famosos e celebridades como o cantor Thiago André, o ator Juliano Cazarré e a esposa Leticia Cazarré, a atriz Cacau Protasio, e as cantoras Lexa e Daniela Mercury, prestaram homenagem ao primeiro papa norte-americano da história.

“Vendo a história acontecer. Mais um sucesso de Pedro. Amigo do Papa Francisco”, escreveu o cantor Thiaguinho ao publicar uma sequência de vídeos da primeira aparição de Leão XIV na varanda da Basílica de São Pedro. “Glória Deus! Que nosso senhor Jesus dê sabedoria para o nosso Papa”, registrou Cacau.

Lexa, por sua vez, compartilhou uma publicação em seu perfil com a mensagem: “Que emoção! Como católica, meu coração fica muito feliz.” Daniela Mercury também aproveitou o momento para refletir sobre a escolha do novo papa.

“A fumaça branca me enche de esperança que a Igreja Católica tenha escolhido um cardeal que siga com o pensamento progressista do Papa Francisco. As reformas são importantes para os fiéis em todo mundo e especialmente os LGBTQIA+. Ter o nosso amor respeitado e acolhido é mais do que um quentinho no coração, significa também a diminuição da violência contra a nossa comunidade, significa salvar vidas”, escreveu a cantora.

Quem é Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV?

Robert Francis Prevost tem 69 anos e é o primeiro homem nascido nos Estados Unidos a assumir a liderança da Igreja Católica.

Poliglota, ele estudou direito canônico em Roma, onde também obteve o doutorado. Sua sólida formação em direito canônico tranquiliza aqueles círculos que buscam uma abordagem mais focada na teologia.

Antes de ser eleito papa, se tornou prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.

Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.