Ouvindo...

Processo seletivo do Cefet-MG exigirá leitura de primeiro romance afro-brasileiro

A obra, escrita por uma mulher negra, mescla a vida e a experiência de escrita, marcando a construção de personagens negros, no contexto da escravidão brasileira

Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, foi o livro escolhido pelo CEFET-MG para o processo seletivo

O primeiro romance afro-brasileiro será a obra literária adotada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) para o processo seletivo para ingressar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da instituição em 2025. "Úrsula”, da autora Maria Firmina dos Reis, foi publicado em 1859.

A obra, escrita por uma mulher negra, mescla a vida e a experiência de escrita, marcando a construção de personagens negros, no contexto da escravidão brasileira. O livro reflete sobre as mazelas e crueldade da escravidão e sobre o exílio dos africanos, forçados a deixar a terra natal.

“Sua originalidade não se restringe apenas ao teor abolicionista do romance, como também, e sobretudo, à coragem de uma mulher negra de assumir a escrita como gesto político e emancipatório”
Comunicado do CEFET-MG

Leia também

As inscrições para o processo seletivo abrirão no dia 1º de agosto e serão concluídas no dia 8 de outubro de 2024. As provas serão no dia 24 de novembro. "Úrsula” pode motivar abordagens em questões de outras matérias, além de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

A obra "Úrsula” está disponível em formato PDF neste link, de forma acessível e gratuita para qualquer tela ou dispositivo móvel.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.