Conheça o ChatGPT Health, inteligência artificial para perguntas sobre saúde

Ferramenta servirá para interpretar resultados de exames, complementar informações de consultas e fornecer orientações sobre dieta e treino

Ainda não é possível usar a ferramenta, mas o usuário pode entrar em uma fila de espera

A OpenAI lançou o ChatGPT Health, inteligência artificial para perguntas relacionadas à saúde. A ferramenta ainda permite que os usuários usem registros médicos e aplicativos de saúde, como Samsung e Apple Health, para otimizar as respostas.

Segundo a empresa, a privacidade dos dados é garantida, diferente do funcionamento do ChatGPT. “Para manter suas informações de saúde protegidas e seguras, o Health opera como um espaço separado, com privacidade aprimorada, para proteger dados confidenciais. As conversas no Health não são usadas para treinar nossos modelos de base”, afirmou a OpenAI.

Leia também

O ChatGPT Health pode ajudar os pacientes com tarefas como entender resultados de exames médicos, preparar o usuário para consultas e fornecer dicas sobre treino e dieta. A OpenAI destaca que a ferramenta não substitui atendimento médico, servindo apenas para prestar apoio.

“Ele (ChatGPT Health) não se destina a diagnóstico ou tratamento. Em vez disso, ele ajuda você a lidar com dúvidas do dia a dia e a entender padrões ao longo do tempo, não apenas momentos de doença, para que você tenha mais informação e se prepare melhor para conversas médicas importantes”, destaca a empresa.

Ainda não é possível usar a ferramenta, mas o usuário pode entrar em uma fila de espera, no site ou aplicativo do ChatGPT, para acessar a funcionalidade quando estiver disponível.

Inicialmente, o Health será só para iOS, o sistema operacional dos iPhones e outros dispositivos da Apple. Ainda não se sabe quando será oferecido para celulares com o sistema Android.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...