A Apple, empresa de produtos eletrônicas, disponibiliza o “Modo Perdido” para bloquear o acesso de iPhones perdidos ou roubados. No entanto, criminosos de Belo Horizonte desenvolveram uma estratégia para tentar desbloquear esses aparelhos.
Uma mulher teve o celular roubado na tarde desta quinta-feira (22) ao entrar em um ônibus no Centro da capital mineira. Quando ela subiu no coletivo, um ladrão puxou a bolsa dela e levou o iPhone.
A vítima, então, ativou o Modo Perdido. Para tentar recuperar o telefone, um amigo colocou o seu número como contato de recuperação do celular.
Minutos depois, os criminosos entraram em contato com o amigo da mulher. Eles utilizaram um DDD dos Estados Unidos (+1) e se passaram pelo “Centro de Notificações Apple”. O objetivo era conseguir o código de desbloqueio do aparelho.
“Detectamos aqui em nosso sistema que existe um aparelho em Modo Perdido e está associado a este número. Foi emitido uma localização recente do seu iPhone. Para que possa ser enviado ao seu e-mail, por favor confirme agora em seu telefone, digitando a senha de tela do iPhone perdido”, disseram.
- Leia mais:
Polícia Civil de MG inicia entrega de mais de 900 celulares recuperados na operação ‘Tá entregue’
Em contato com a Itatiaia, o amigo, atento, gravou a ligação e desligou a chamada sem passar as informações solicitadas pelos ladrões.
As orientações da Apple
A Apple orienta colocar o dispositivo no Modo Perdido para bloqueá-lo e registrar um boletim de ocorrência como as primeiras medidas a serem tomadas após um roubo. Além disso, é importante entrar em contato com a operadora de celular para solicitar a suspensão da conta.
“É importante marcar o dispositivo como perdido o mais rápido possível, pois isso impede que o ladrão acesse e use o dispositivo e faça alterações na sua Conta Apple”, afirmou a empresa.
Caso o aparelho apareça no mapa do aplicativo “Buscar”, a recomendação é entrar em contato com as autoridades policiais, não tentar recuperar o iPhone por conta própria.