Ouvindo...

Mané Garrincha receberá a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

A cidade de Brasília será uma das oito sedes do Mundial no Brasil, que ocorrerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027

Mané Garrincha, em Brasília, será um dos palcos da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

A cidade de Brasília será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio aconteceu nesta quarta (7) e confirmou o Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal, como um dos oito palcos do Mundial.

O Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, durante os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, tornando-se também o primeiro país sul-americano a receber o torneio.

Além de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo serão sedes do Mundial Feminino de 2027.

A competição é realizada a cada quatro anos desde a primeira edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA China 1991, na qual os Estados Unidos derrotaram a Noruega na final.

Brasil escolhido como sede

O Brasil foi confirmado como sede do evento no dia 17 de maio de 2024 durante o Congresso da Fifa, na Tailândia. A candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Depois de receber as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014, o país será agora sede da 10ª edição da competição feminina organizada pela federação internacional desde 1991, quando a China foi a anfitriã.

Será a chance de a Seleção Brasileira conquistar seu primeiro título, justamente em casa, após um vice-campeonato, em 2007, em solo chinês. A Alemanha venceu o Brasil por 2 a 0 naquela final.

Na votação, 119 associações filiadas votaram a favor da proposta brasileira, 78 da europeia e foram 14 abstenções. Foi a primeira vez que um Congresso da Fifa decidiu, por meio de eleição dos mais de 200 filiados, a sede de uma Copa Feminina. As anteriores eram definidas em reuniões do Conselho, antigo Comitê Executivo, que tem pouco mais de 30 membros.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.