O
“O Grêmio anuncia a chegada de Bárbara Fonseca como nova Executiva de Futebol Feminino. Em meio ao processo de reformulação do departamento, o Clube fechou contrato de três anos com a profissional, movimento pioneiro no país. Aos 40 anos, ela possui amplo histórico em gestão, planejamento e conquistas na modalidade”, oficializou o Grêmio.
Bárbara Fonseca foi contratada pelo clube gaúcho após destaque no planejamento e na organização do projeto do futebol feminino do Cruzeiro.
Sob sua gestão, as Cabulosas alcançaram o vice-campeonato do Brasileirão e garantiram uma classificação inédita para a Libertadores, que será disputada em 2026.
Além disso, Bárbara Fonseca foi responsável por conduzir as maiores vendas da história do Cruzeiro Feminino. A diretora negociou as atletas Rebeca, Isa Chagas e Isa Haas, totalizando cerca de R$ 6 milhões em receitas para o clube.
Veja a nota do Grêmio na íntegra
“O Grêmio anuncia a chegada de Bárbara Fonseca como nova Executiva de Futebol Feminino. Em meio ao processo de reformulação do departamento, o Clube fechou contrato de três anos com a profissional, movimento pioneiro no país. Aos 40 anos, ela possui amplo histórico em gestão, planejamento e conquistas na modalidade.
Antes de chegar ao Tricolor, Bárbara ocupava o cargo de Executiva de Futebol Feminino do Cruzeiro, função assumida em outubro de 2024. No período, ganhou destaque pelo planejamento e organização do projeto do clube.
Sua trajetória na modalidade, no entanto, começou em 2014, como Coordenadora Técnica do América Mineiro, onde participou do tricampeonato mineiro (2016, 2017 e 2018). Natural de Minas Gerais, possui formação acadêmica de Bacharel em Direito na Faculdade Batista de seu estado e pós-graduação em Direito Desportivo.
Além disso, possui especialização em Governança e Conformidade: Gestão Esportiva e Executiva de Futebol, ambos pela CBF Academy. Entre suas capacitações, realizou diversos cursos, como Análise de Desempenho no Futebol, Análise de Mercado, Tática de Futebol, Marketing Esportivo e Formação de Categorias de Base.
Em 2019, foi contratada pelo Cruzeiro como Coordenadora de Futebol, integrando o início do projeto feminino do clube. Naquele ano, a equipe conquistou o Campeonato Mineiro e garantiu o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro, sendo vice-campeã da Série A2 em sua temporada de estreia.
No ano seguinte, Bárbara assumiu o cargo de Supervisora/Gestora, trabalhando ativamente na manutenção do time na elite nacional. Entre 2022 e 2023, já como Gestora de Futebol, participou da reestruturação do departamento sob a gestão de Ronaldo Nazário e esteve à frente da campanha do título mineiro de 2023.
Em 2024, assumiu a Diretoria de Futebol Feminino do clube. Sob sua liderança, a equipe alcançou o vice-campeonato da Supercopa, o vice-campeonato Brasileiro e garantiu, de forma inédita, a classificação para a Copa Libertadores de 2026.
Agora, no Grêmio, Bárbara Fonseca será a Executiva do Departamento de Futebol Feminino, atuando em conjunto com os novos diretores João Hermínio Marques e Fabrício Fontanella.
Seja bem-vinda ao Grêmio!”