Ex-jogadora e ícone da Seleção Brasileira Feminina, Formiga ocupará um cargo de direção no Ministério do Esporte. Aos 47 anos, a ex-camisa 8 do Brasil foi nomeada, nessa terça-feira (20), como nova diretora de Políticas do
O cargo é considerado estratégico e visa à promoção da modalidade. Formiga assumirá o lugar de Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson (outra ex-jogadora), que ocupava a posição desde agosto de 2024.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). “Nomear MIRAILDES MACIEL MOTA, para exercer o cargo de Diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, código CCE 1.15", diz trecho do DOU.
André Fufuca é o atual ministro do Esporte e ocupa o cargo desde 13 de setembro de 2023, no decorrer do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República.
Formiga
Aposentada dos gramados desde 2022, Formiga somou passagens por Portuguesa, Santos, Saad São Caetano, Botucatu, São José, São Francisco e São Paulo, além da Seleção Brasileira. Nos Estados Unidos, a meio-campista defendeu New Jersey Wildcats, Quickstrike Lady Blues, FC Gold Pride e Chicago Stars FC. Rosengard, da Suécia, e Paris Saint-Germain, da França, completam a carreira da ex-jogadora.
Formiga é recordista em número de participações em Copas do Mundo, com sete torneios disputados pela Seleção - 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Com a Amarelinha, ela atuou em 234 jogos, com 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e 37 gols marcados.