Seleção Brasileira Feminina fará torneio no Brasil em preparação para a Copa do Mundo

Mundial acontecerá no território nacional em 2027, entre 4 de junho e 25 de julho

Seleção Brasileira Feminina terá a missão de jogar a Copa de 2027 em casa

A Seleção Brasileira Feminina vai participar do Fifa Series, torneio de preparação para a Copa do Mundo de 2027, que acontecerá no Brasil, organizado pela entidade máxima do futebol. Os adversários serão Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul, entre 7 e 18 de abril.

Assim como a Copa do Mundo, os jogos da Fifa Series também serão realizados no Brasil, mas os locais ainda não estão definidos. O torneio não dará troféu ou mesmo premiação em dinheiro, mas é todo bancado pela Fifa, que cobre custos de viagem e de hospedagem das equipes, além da organização dos jogos.

Leia também

O objetivo da Fifa é promover jogos entre associações nacionais a fim de desenvolver a modalidade nos países. O torneio já aconteceu uma vez em 2024, no futebol masculino, com jogos amistosos entre seleções nacionais de diferentes confederações que nunca participaram da Copa do Mundo FIFA, além de algumas convidadas. A edição inaugural teve seis séries diferentes, ocorrendo em cinco países anfitriões durante a Data Fifa de março de 2024.

Brasil escolhido como sede da Copa do Mundo

O Brasil foi confirmado como sede do evento no dia 17 de maio de 2024 durante o Congresso da Fifa, na Tailândia. A candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Depois de receber as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014, o país será agora sede da 10ª edição da competição feminina organizada pela federação internacional desde 1991, quando a China foi a anfitriã.

Será a chance de a Seleção Brasileira conquistar seu primeiro título, justamente em casa, após um vice-campeonato, em 2007, em solo chinês. A Alemanha venceu o Brasil por 2 a 0 naquela final.

Na votação, 119 associações filiadas votaram a favor da proposta brasileira, 78 da europeia e foram 14 abstenções. Foi a primeira vez que um Congresso da Fifa decidiu, por meio de eleição dos mais de 200 filiados, a sede de uma Copa Feminina. As anteriores eram definidas em reuniões do Conselho, antigo Comitê Executivo, que tem pouco mais de 30 membros.

Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...