O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o Pix nesta terça-feira (5),
“O Pix é um patrimônio nacional e referência internacional de infraestrutura pública digital. E aqui eu gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o Pix nos Estados Unidos, para ele pagar uma conta. Ele ia ver que é uma coisa moderna”, declarou o petista na abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Lula também voltou a dizer que o incômodo de Washington com o método de pagamento brasileiro é pela
“E qual é a preocupação deles? É que se o Pix tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer. E é isso que está por trás dessa loucura contra o Brasil. Por isso, nós não podemos ser penalizados por desenvolver um sistema gratuito”, destacou.
No evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também criticou a investida contra o Pix e afirmou que o governo não vai “ceder à pressão de multinacionais”.
“Eles ganharam por décadas dinheiro com uma tecnologia que eles desenvolveram e ninguém se incomodou com isso, porque garantiu o bem-estar para muita gente usar um cartão de crédito. Agora, porque nós temos agora uma tecnologia gratuita que atende o cidadão a custo zero uma moeda digital no sentido pleno da palavra, é melhor do que usar o papel moeda. Você vai enfrentar a modernidade que traz bem-estar para toda a população, bancariza pessoas que nunca passaram numa agência bancária, isso está completamente fora de cogitação”, disse.