Ouvindo...

Lula diz que Trump mira Pix porque método ‘vai acabar com o cartão de crédito’ no Brasil

Reação vem após órgão comercial americano abrir uma investigação contra o Brasil em que cita ‘serviço de pagamento do governo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou nesta quinta-feira (17) a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil e disse que o presidente americano, Donald Trump, mira o Pix porque o método de pagamento acabará com o uso do cartão de crédito.

“E sabe o que ele disse ontem? Que ele está incomodado com o Pix. E por que está incomodado com o Pix? Porque o Pix vai acabar com o cartão de crédito neste país. É por isso que ele está incomodado com o Pix. A gente vai criar o Pix parcelado. E é uma coisa do Brasil, não tem porquê ficar dando palpite nisso”, afirmou durante um evento em Juazeiro (BA).

Leia também

Na terça-feira (15), o escritório do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) anunciou a abertura de uma investigação sobre o que considerou práticas comerciais “desleais” do Brasil.

Uma das razões apontadas para a apuração é de que “serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo” prejudicam as empresas americanas, em uma referência ao Pix.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.