Ouvindo...

Gleisi critica prisão de grupo com deputada brasileira em Gaza: ‘Sequestro’

Ministra das Relações Institucionais pediu que os integrantes da Flotilha Global Sumud sejam liberados ‘imediatamente’

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou neste domingo (5) a detenção do grupo que seguia para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária pelo governo de Israel e pediu que os integrantes da Flotilha Global Sumud sejam liberados “imediatamente”.

Em seu perfil no X, a chefe da articulação política do governo classificou a atitude como um “sequestro dos ativistas da Flotilha Global Sumud pelo governo de Netanyahu” e afirmou que a medida “contrasta com as gigantescas manifestações pela paz e em solidariedade ao povo palestino nas maiores cidades da Europa”.

“Centenas de pessoas foram presas ilegalmente em águas internacionais, incluindo a deputada Luiziane Lins e outros brasileiros(as). É necessário libertá-los imediatamente e garantir ajuda humanitária às vítimas do genocídio em Gaza para que o processo de paz avance”, escreveu Gleisi.

A Flotilha buscava romper o bloqueio israelense com embarcações que partiram de portos do outro lado do Mar Mediterrâneo. Entre seus integrantes, estavam a ativista climática Greta Thunberg e 15 brasileiros, incluindo a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.