Ouvindo...

Governo atua em investigação na crise do metanol, diz Alckmin

Neste sábado (4), casos de intoxicações por metanol chegaram a 127 no Brasil

Geraldo Alckmin neste sábado (4), em Brasília

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou neste sábado (4), em evento na concessionária da Hyundai, em Brasília, que o governo federal atua em duas frentes para enfrentar a crise causada por casos de intoxicação por metanol no país.

“Isso é crime, você leva à morte pessoas com álcool metílico. Então, a investigação [visa] apurar e responsabilizar. E a outra [medida] é o tratamento. O Ministério da Saúde está disponibilizando o chamado etanol farmacêutico, que é o antídoto para atender as pessoas”, disse.

Leia também

Segundo Alckmin, o governo pretende conciliar medidas emergenciais contra a crise do metanol com políticas de médio e longo prazo de fortalecimento da indústria química. “Se Deus quiser, vamos superar rápido isso”, concluiu.

Casos no Brasil

O número de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu de 113 para 127 neste sábado (4), segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As informações foram repassadas por municípios e estados ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS). Entre os registros, 11 já foram confirmados.

Leia mais: Primeira morte por contaminação de metanol é confirmada em São Paulo

Os casos estão ligados ao consumo de bebidas destiladas adulteradas, com maior concentração de notificações em São Paulo. Ainda conforme o ministro, doze estados já informaram ao Ministério da Saúde a ocorrência de pelo menos um caso suspeito de intoxicação por metanol.

Entre as notificações, 12 são de mortes: uma já confirmada em São Paulo e outras 11 em investigação - sendo oito em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.