A
Entre os brasileiros, está também o
Além dos brasileiros, há também cidadãos de mais de 40 países na
O governo brasileiro afirmou que “deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”.
“A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato permanente com as autoridades israelenses, de modo a prestar a assistência consular cabível aos nacionais, conforme estabelece a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, dizia a nota. Leia o comunicado na íntegra ao fim da matéria.
Nenhum barco chegou a Gaza
Israel anunciou, nesta quinta-feira (1º), que 44 dos 45 barcos foram interceptados. O último ainda estava se aproximando.
“Vários navios da flotilha Hamas-Sumud já foram parados com segurança e seus passageiros estão sendo transferidos para um porto israelense. Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, publicou o Ministério das Relações Exteriores de Israel no X.
Todos os passageiros estão “seguros e com boa saúde” e estão a caminho de Israel, de onde serão
“Um último navio desta provocação permanece à distância. Caso se aproxime, sua tentativa de entrar em uma zona de combate ativa e romper o bloqueio também será impedida”, afirmou o ministério.
Leia a nota do Itamaraty na íntegra:
“O governo brasileiro acompanha com preocupação a interceptação pela marinha israelense de embarcações da “Flotilha Global Sumud”, que contam com presença de cidadãs e cidadãos brasileiros, incluindo parlamentares.
Diante das primeiras notícias de detenção de nacionais brasileiros a bordo de embarcações da flotilha, entre eles a deputada federal Luizianne Lins, o Brasil recorda o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e ressalta o caráter pacífico da flotilha.
O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica. No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas.
Reitera, nesse contexto, exortação pelo levantamento imediato e incondicional de todas as restrições israelenses à entrada e distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, em consonância com as obrigações de Israel, como potência ocupante, à luz do direito internacional humanitário.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato permanente com as autoridades israelenses, de modo a prestar a assistência consular cabível aos nacionais, conforme estabelece a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.”