Ouvindo...

Filho de prefeito cassado é eleito em Santa Quitéria, no Ceará

Ex-prefeito foi cassado por ter sido favorecido pelo Comando Vermelho (CV)na campanha eleitoral de 2024

Joel Barroso (PSB) foi eleito com 53,21% dos votos válidos

A população de Santa Quitéria, município do interior do Ceará, voltou às urnas neste domingo (26) e elegeu Joel Barroso (PSB) para ser o prefeito até 2028. As eleições suplementares foram convocadas após o candidato reeleito no pleito do ano passado, José Braga Barroso (PSB), o pai do eleito, ter sido preso por suspeita de ligação com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Joel recebeu 13.161 votos, 53,21% dos válidos, vencendo as candidatas Dra. Lígia (PT), que recebeu 6.218 votos (21,65%), e Cândida Figueiredo (União Brasil) com 5.356 votos (21,65%). O pleito contou com um forte esquema de segurança, incluindo a presença das Forças Armadas e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O prefeito eleito já ocupava o cargo de maneira interina, uma vez que era o presidente da Câmara Municipal de Santa Quitéria. Seu pai, o ex-prefeito, foi acusado de ter sido favorecido pelo Comando Vermelho na campanha eleitoral das eleições de 2024, quando membros da facção criminosa teriam coagido e ameaçado eleitores do município.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação de Braguinha e do vice, Gadel Padeiro (PP). Segundo a acusação, a chapa teria se beneficiado do abuso de poder político e econômico, o que comprometeu a legitimidade da votação.

Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Braguinha. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em julho.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.