Ouvindo...

Em meio à tensão no Oriente Médio, Lula viaja ao Canadá para o G7

A cúpula reúne os países-membros Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) viajará ao Canadá nesta segunda-feira (16) para participar da Cúpula do G7, grupo formado pelas sete maiores economias do mundo.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, formalizou, por telefone, o convite ao presidente brasileiro para o evento que ocorrerá na cidade de Kananaskis, no dia 17 de junho. Leia a agenda mais abaixo.

O Brasil participará da sessão ampliada da cúpula, com outros países convidados. São eles:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Coreia do Sul
  • Emirados Árabes Unidos
  • Índia
  • México

Já a cúpula principal terá os países-membros: Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.

Leia também

Agenda

Às 17h30 (horário local — três horas a menos que o de Brasília), Lula será recepcionado pela primeira-ministra da província de Alberta, Danielle Smith, em cerimônia com a presença dos demais países convidados. Na sequência, às 18h30, participa de um jantar de boas-vindas oferecido pela governadora-geral do Canadá, Mary Simon.

Na terça-feira (17), a programação começa com a recepção oficial do G7 e uma foto de família reunindo os líderes dos países-membros e nações convidadas, por volta das 11h. Em seguida, estão previstas reuniões bilaterais — entre elas, um encontro já confirmado entre Lula e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

Mais tarde, o presidente participa da sessão de engajamento externo, um almoço de trabalho com representantes de 17 países. O tema do encontro será: “O futuro da segurança energética: diversificação, tecnologia e investimentos para assegurar acesso e sustentabilidade em um mundo dinâmico”. A agenda oficial deverá ser encerrada por volta das 15h30.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de Política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.