Ouvindo...

Em meio à tensão no Oriente Médio, Lula viaja ao Canadá para o G7

A cúpula reúne os países-membros Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) viajará ao Canadá nesta segunda-feira (16) para participar da Cúpula do G7, grupo formado pelas sete maiores economias do mundo.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, formalizou, por telefone, o convite ao presidente brasileiro para o evento que ocorrerá na cidade de Kananaskis, no dia 17 de junho. Leia a agenda mais abaixo.

O Brasil participará da sessão ampliada da cúpula, com outros países convidados. São eles:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Coreia do Sul
  • Emirados Árabes Unidos
  • Índia
  • México

Já a cúpula principal terá os países-membros: Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.

Leia também

Agenda

Às 17h30 (horário local — três horas a menos que o de Brasília), Lula será recepcionado pela primeira-ministra da província de Alberta, Danielle Smith, em cerimônia com a presença dos demais países convidados. Na sequência, às 18h30, participa de um jantar de boas-vindas oferecido pela governadora-geral do Canadá, Mary Simon.

Na terça-feira (17), a programação começa com a recepção oficial do G7 e uma foto de família reunindo os líderes dos países-membros e nações convidadas, por volta das 11h. Em seguida, estão previstas reuniões bilaterais — entre elas, um encontro já confirmado entre Lula e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

Mais tarde, o presidente participa da sessão de engajamento externo, um almoço de trabalho com representantes de 17 países. O tema do encontro será: “O futuro da segurança energética: diversificação, tecnologia e investimentos para assegurar acesso e sustentabilidade em um mundo dinâmico”. A agenda oficial deverá ser encerrada por volta das 15h30.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.