Ouvindo...

Eleições 2026: PL quer nova constituinte pra reduzir poderes do STF

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou em exclusividade à Itatiaia que a direita se movimenta para elaborar uma constituinte após as eleições

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que o partido pretende defender a convocação de uma nova Constituinte para reduzir o poder do Supremo Tribunal Federal (STF), caso consiga formar maioria no Senado após as eleições de 2026.

Em entrevista exclusiva à repórter Edilene Lopes, da Itatiaia, nesta quinta-feira (11), Valdemar declarou que o objetivo é eleger 45 senadores, incluindo integrantes do PL e de partidos aliados. “Queremos mudar tudo”, afirmou.

Exclusivo: Valdemar Costa Neto diz que PL vai com Nikolas ou Cleitinho para o Governo de Minas

Segundo ele, a iniciativa busca limitar a atuação do Judiciário, que, na sua avaliação, interfere excessivamente no trabalho do Congresso.

“O Poder Judiciário passa por cima do Congresso todos os dias. Isso não pode acontecer. Então, é preciso reduzir um pouco o poder do STF. Tem que mudar tudo”, disse. Para Valdemar, uma nova Constituinte permitiria ao Congresso revisar decisões do STF consideradas arbitrárias.

“Hoje não conseguimos fazer isso por meio de leis. Quando aprovamos uma lei, eles dizem que é inconstitucional. Fazemos uma emenda constitucional, eles dizem que também é inconstitucional. Já há pessoas nos incentivando a propor uma Constituinte após as próximas eleições”, completou.

Confira a entrevista completa:

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo