O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, declarou em entrevista exclusiva à repórter Edilene Lopes, da Itatiaia, que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos) são os possíveis candidatos para concorrer ao governo do estado de Minas Gerais em 2026.
Valdemar Costa Neto afirmou que Nikolas Ferreira é o principal nome cotado para ser o candidato do Partido Liberal para disputar o cargo de governador de Minas nas eleições de 2026, mas que o deputado ainda “estaria estudando”.
Segundo o presidente, se Nikolas optar por não concorrer, o PL teria uma “grande admiração pelo Cleitinho”, atualmente senador pelo Republicanos.
“Nós temos, para Minas Gerais, que fazer um entendimento. O Nikolas vai resolver, ainda, se será candidato ou não. Se ele não for, grandes chances de ser o Cleitinho. Vamos aguardar o Nikolas resolver se será candidato ou não”, afirmou.
Quando perguntado por Edilene Lopes se o Nikolas haveria, de fato, demonstrado disposição para disputar o governo de Minas, Costa Neto disse que Nikolas é “uma surpresa”.
“O Nikolas é uma surpresa tão grande pra mim. Ele pensa em ser candidato, mas está estudando a possibilidade para ver o que é melhor para o eleitor dele e para os mineiros”, indicou o presidente, que reforçou que Minas Gerais tem independência para fazer as escolhas internas do partido.
Partido e aliados querem ter 45 senadores
De acordo com Valdemar, o Partido Liberal e os aliados avaliam a possibilidade de ter em torno de 45 senadores em 2026, sendo 30 somente pelo PL e outros 15 de partidos aliados. Para Minas Gerais, Valdemar disse ter certeza que o partido fará “ao menos um” senador.
“Nós temos 15 senadores hoje, acredito que vamos chegar na próxima eleição com 30 senadores eleitos. Nós vamos eleger no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, onde podemos vir com dois senadores”
Costa Neto reforçou ainda que, em uma composição encabeçada por Nikolas ou Cleitinho, Domingos Sávio (PL), Euclydes Pettersen (Republicanos) e Eros Biondini (PL) são os possíveis candidatos para concorrer ao senado.