Ouvindo...

O Brasil pode ter uma nova Assembleia Constituinte para diminuir os poderes do STF?

Confira o que disse o presidente do partido de Jair Bolsonaro (PL)

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou, em entrevista à Itatiaia, que o partido planeja eleger pelo menos 30 senadores em 2026 e conta com a eleição de mais 15 aliados. Se o plano for consolidado, a base do ex-presidente Jair Bolsonaro teria 45 dos 81 senadores, ou seja, a maioria e, com isso, poderia eleger o presidente do Congresso Nacional.

Além de conseguir levar adiante pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte, segundo Costa Neto, seria possível chamar uma Assembleia Constituinte, como a realizada em 88, para alterar algumas das prerrogativas de cada um dos poderes. Uma das mudanças seria permitir que o Congresso Nacional possa revisar ações do Supremo Tribunal Federal, diminuindo assim a atuação do Judiciário que eles consideram que seja hoje um Super Poder.

Na avaliação da base de Bolsonaro, o sistema de check and balances, de equilíbrio dos poderes no Brasil, não está funcionando e, por isso, precisaria ser revisto.

A entrevista exclusiva com Valdemar da Costa Neto está disponível no Youtube da Itatiaia.

Assista aqui:

youtube.com/watch?si=nSfinf1iHpf1qzpV&v=t2mdVYkDaEI&feature=youtu.be

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.